sexta-feira, 11 de março de 2016

Oque é um nível topográfico ?

O nível topográfico, também chamado de nível óptico ou equialtímetro é um instrumento que visa medir as lacunas entre os pontos que estão em diferentes alturas ou movendo dimensões de um ponto conhecido para outro desconhecido.












Movendo dimensões


Características
Eles podem ser manual ou automático, você deve calibrar horizontalmente nível principal em cada leitura, ou isso irá feita automaticamente para colocar o instrumento "na estação"

O nível óptico tem um telescópio semelhante do teodolito com retículo estádios, para apontar e um nível de bolha muito sensível (ou uma gravidade compensadores ou magnética no caso de níveis automáticos), que irá manter a horizontalidade do eixo óptico telescópio, estão ambos ligados em conjunto de modo que quando o nível é irregular, o eixo do telescópio não manter uma horizontalidade perfeita, mas o nível do nível do eixo óptico é também horizontalizada.

Nos últimos trinta anos tem havido tal mudança nestes instrumentos, que por esse tempo, início dos anos 80 quase todos os instrumentos utilizados foram do tipo "manual", mas agora é raro encontrar um daqueles instrumentos, incluindo as marcas, são raros que, mesmo fabricado com técnicas de fabricação, melhoraram tanto que as máquinas são tão precisas e confiáveis ​​como manuais, apesar da desconfiança suscitada nos antigos inspetores dos primeiros modelos automáticos.

Este instrumento deve ter características técnicas especiais para executar a sua função, como a bolha para nivelar o instrumento, o telescópio com ampliação suficiente para ver as divisões de quem vê e uma grade com fios para fazer o objetivo e tomar leituras e a possibilidade de um compensador para assegurar o nivelamento horizontal perfeita e para comparação.

Precisão
A precisão de um nível depende do tipo de nivelamento que está em uso. Normalmente, um nível de entre 20 e 25 aumentos e olhar centimetradas ou milímetros dupla. Com este nível e o nivelamento metodologia apropriada pode ser feito com um erro de cerca de 1,5 cm por nível km.


Para trabalhos mais exigentes, há níveis começando com cunha rede nível de bolha plano-paralela placa micrômetro e vista milímetro INVARIÁVEL, com o qual eles podem alcançar precisões de cerca de 7 mm por nível km com a metodologia adequada.






Fonte: https://es.wikipedia.org/wiki/Nivel_topogr%C3%A1fico

Nenhum comentário:

Postar um comentário