A aceitação é feita normalmente em dois momentos distintos:
Quando do recebimento do caminhão betoneira na obra, através do teste de
consistência, também conhecido como ensaio de abatimento ou slump test (ABNT
NBR NM 67:1998 Concreto - Determinação da consistência pelo abatimento do
tronco de cone).
O resultado deste teste deve ser menor ou igual ao valor
máximo admitido na nota fiscal de entrega do concreto. Se o resultado for
superior, demonstrará que o concreto está com excesso de água em sua
composição, o que implica em uma alteração do fator água/cimento e na
possível queda de sua resistência. Neste caso o caminhão pode ser
rejeitado.
Independentemente da realização do teste de slump, devem ser colhidas
amostras do concreto (ABNT NBR 5738), que no estado endurecido servirão para a
realização de ensaios de resistência à compressão.
Estas amostras devem ser em quantidade suficiente para a determinação
do Fck, através de fórmulas e parâmetros existentes na ABNT NBR
5739:2007
A aceitação, neste caso, será automática se o fck estimado for maior ou
igual ao fck solicitado.
Caso contrário poderão ainda ser feitos:
- Ensaios especiais no concreto,
gerando novos resultados de fck para comparação.
- Uma análise do projeto, para verificar se o
fck estimado é aceitável.
- Ensaios da estrutura.
Se mesmo assim o concreto for rejeitado, poderemos ter:
- Um reforço na estrutura.
- O aproveitamento da estrutura, com restrições
quanto ao seu uso.
- A demolição da parte afetada.
Como vimos, o controle tecnológico é de grande importância para quem
quer executar uma obra com qualidade e fundamental para quem não quer assumir
os riscos de uma obra sem controle.
Fonte: http://www.portaldoconcreto.com.br/cimento/concreto/aceitacao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário