Pesquisadores do ICITECH, Instituto de Ciências e Tecnologia do Betão, que vem de várias universidades do mundo ( Universidade Politécnica de Valência (Espanha), Imperial College de Londres (Inglaterra), Universidade Jaume I (Espanha) e da Universidade Estadual Paulista, no Brasil), desenvolveram um novo tipo de cimento à base de cerâmica, que é completamente diferente do cimento Portlando, o comum, e é muito mais sustentável.
A matéria prima é totalmente reciclada, e vem de ladrilhos de barro vermelho, louças sanitárias e peças de porcelana, resíduos de construção e demolição e das cerâmicas que descartam pelas defeituosas. Os compostos reciclados são levados a um processo químico, reagindo com substâncias ativadoras como água, silicato de sódio e hidróxido de sódio.
Sua eficiência poderia ser questionada, mas todos os testes indicam que ela funciona tão bem quanto deveria. Tanto a resistência e compressão quanto o comportamento mecânico em obra são muito similares às peças de betão produzidas com Cimento Portland comum. Como a produção está ligada a um processo químico ele é mais recomendado para situações dentro de empresas, como no setor de concreto pré fabricado. Ele promete revalorizar e revalorizar a indústria cerâmica e seus subprodutos, sem citar as qualidades trazidas pela reação menos impactante para com o meio ambiente, tendo a liberação de CO2 muito reduzida e a utilização de materiais reciclados.
Veja as imagens da equipe e do processo de fabricação:
Fonte: http://blog.construir.arq.br/cimento-base-ceramica-desenvolvida-icitech/
Nenhum comentário:
Postar um comentário